← Back to portfolio

Enredo das escolas especiais para o carnaval de 2020

Published on

Mesmo com as dificuldades, estruturais e financeiras, que as escolas estão enfrentando para colocar o carnaval na avenida, a contagem regressiva para o carnaval desse ano já começou. Em pouco mais de 40 dias, escolas dos grupo especial estarão encantando o público na Marquês de Sapucaí. Por isso, nessa matéria, você poderá conferir o enredo das escolas do grupo especial e criar muitas expectativas sobre tudo o que pode acontecer durante os desfiles. 

A Estácio de Sá, volta a desfilar no grupo especial pela primeira vez depois de ter sido rebaixada em 2016. Assim, ela é a primeira escola do grupo a se apresentar no domingo (23) com o enredo Pedra. Os compositores Edson Marinho, Jorge Xavier, Júlio Alves, Jailton Russo, Ivan Ribeiro e Dudu Miller iniciam o samba-enredo da Estácio de Sá falando de Xangô, Orixá associado à pedreira na Umbanda e o no Candomblé. Além disso, o samba fala de pedras preciosas e da importância delas na história do carnaval. Relembrando a história de Maria Madalena, os sambistas afirmam: atire a primeira pedra quem não tem espelho.

                            Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira da Estácio de Sá sendo homenageados pelo Salgueiro no desfile das campeãs 2019/ Créditos: Yasmim Ribeiro 

A segunda escola a desfilar no domingo de carnaval é a Viradouro. Ela que ano passado foi vice-campeã do carnaval carioca com o enredo 'ViraViradouro', esse ano está de alma lavada. Literalmente! O enredo, 'Viradouro de alma lavada' é uma homenagem as ganhadeiras de Itapuã, grupo musical que surgiu dos cantos, danças e crenças das lavadeiras do litoral da Bahia. No samba-enredo da Viradouro, assinado por Dadinho, Fadico, Rildo Seixas, Manolo, Anderson Lemos, Carlinhos Fionda e Alves, a religiosidade e a ancestralidade das lavadeiras é um dos pontos maior protagonismo. 

'A Verdade vos fará livre' é o enredo do carnaval da Mangueira, terceira escola a desfilar no domingo (23). Segundo Leandro Vieira,  carnavalesco da escola, o desfile vai trazer não a história do Jesus bíblico e seu martírio, mas sim uma indagação sobre como seria a volta do Cristo hoje, em um contexto de tanta intolerância, preconceito, violência e perseguição. No samba-enredo da Mangueira composto por Manu da Cuíca, a Mangueira afirma : "não existe futuro sem partilha e nem messias de arma na mão”.

                                                                              Fantasia 'Maria das Dores Brasil'/ Créditos: Divulgação Mangueira

Esse ano a Paraíso do Tuiuti é quarta escola a desfilar no primeiro dia de carnaval das escolas especiais. O desfile pretende mostrar o encontro de Dom Sebastião, rei de Portugal, com São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Para o diretor de carnaval da Tuiuti, Júnior Schall, o enredo, 'O santo e o rei', traz ainda mais a força da comunidade por falar de São Sebastião, que é padroeiro da escola. O samba-enredo da Tuiuti foi escrito por Moacyr Luz, Cláudio Russo, Aníbal, Júlio Alves, Pier e Tricolor.

A Grande Rio vai contar a história de Joãozinho da Gomeia, pai de santo que nasceu na Bahia e fez história como um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil, com o enredo 'Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias'. O samba-enredo da Grande Rio, começa exaltando justamente o caboclo, uma linha de entidade cultuada na umbanda e candomblé, do Joãozinho da Gomeia. No fim da canção, os compositores Deré, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã fazem um apelo: "respeita meu axé". 

Logo em seguida, a União da Ilha desfilará com o enredo 'Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!'. O samba-enredo da Ilha, escrito por Marcio André, Marcio André Filho, Rafael Prates, J Alves, Daniel e Marinho, é forte e trata com muita sinceridade a realidade dos moradores de favela. Uma parte da canção denuncia "são invisíveis entre becos e vielas e vão trabalhar antes do sol despertar de novo."

A sétima e última escola a desfilar no dia 23 de fevereiro é a Portela com o enredo 'Guajupiá, Terra Sem Males'. Na avenida, a escola vai contar a história dos primeiros habitantes do Rio. Guajupiá é o mundo encantando e idealizado pelos tupinambás para que os homens vivessem em paz e harmonia. No samba-enredo a Portela questiona: Guajupiá, o que fizemos de ti?

A São Clemente abre os desfiles de segunda-feira (24) com 'O Conto do Vigário'. O samba-enredo, que foi composto pelo humorista Marcelo Adnet, é dinâmico e aborda temáticas super atuais como o combate às Fake News. A Vila Isabel desfila na sequência com o enredo 'Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil'. Na Avenida a escola vai contar a história de Brasília como uma lenda indígena. Que a capital federal nasce para levar esperança aos povos da terra, onde vive o indiozinho Brasil com samba-enredo composto por Cláudio Russo, Chico Alves e Júlio Alves.

O Salgueiro vai homenagear o palhaço Benjamin de Oliveira ,que completaria 150 anos esse ano,com o enredo 'O rei negro do picadeiro'. A partir da história de Benjamin, um palhaço periférico que enfrentou muitas dificuldades até conquistar seu espaço, o Salgueiro vai tratar de temas como racismo e perseverança. O samba-enredo da escola, que foi composto por Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino, questiona: "Mas qual o negro não sonhou com liberdade?"

A quarta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval é a Unidos da Tijuca com o enredo 'Onde moram os sonhos'. A escola escolheu, como tema para o enredo de 2020, a Arquitetura e o Urbanismo “o que move homens e mulheres que se dedicam a pensar na arte de viver, projetar, organizar e produzir o lugar da moradia, do trabalho, da diversão, do lazer e da religião?”. No samba-enredo, os autores Jorge Aragão, Fadico, André Diniz, Totonho e Dudu Nobre declaram: "O povo é o alicerce da esperança".

'Elza deusa Soares', esse é o enredo deste ano da Mocidade. O desfile vai trazer a história da cantora Elza Soares, que veio da miséria, e hoje é uma das vozes mais conhecidas do Brasil. No samba-enredo os compositores Sandra de Sá, DR Márcio, Igor Vianna, Jefferson Oliveira, Prof. Laranjo, Renan Diniz, Solano Santos e Telmo Augusto abordam temas de injustiça social e preconceito que  Elza e tantas pessoas como ela sofreram para chegar onde chegaram.

Para fechar o carnaval no sambódromo, a Beija-Flor trará o enredo 'Se essa rua fosse minha'. Com o samba-enredo assinado por Magal Clareou, Diogo Rosa, Júlio Assis, Jean Costa, Dario Jr. e Thiago Soares, ela vai contar a história de estradas, rotas e caminhos por onde a humanidade passou até desembarcar na rua mais importante do carnaval carioca: a Marquês de Sapucaí.

7 Comments Add a Comment?

Permalink

Rodrigo

Posted on Jan. 8, 2020, 7:56 p.m.

Adorei a forma como o texto informou sobre essa festa tão importante pra nossa cultura

Permalink

Alexandre

Posted on Jan. 8, 2020, 9:50 p.m.

Maravilhosa matéria!
Oportuna em tempos difíceis.


"O carnaval é uma reza
Pela força que ele tem
Inventam mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado da Umbanda também"

Permalink

Mariana

Posted on Jan. 8, 2020, 10:02 p.m.

Texto impecável! Rico em informação sobre uma das maiores festas do nosso país!

Permalink

ROBSON ALCANTARA DA SILVA

Posted on Jan. 8, 2020, 10:57 p.m.

Muito boa a matéria. Parabéns. Necessitamos muito de conteúdos bem elaborados, formadores de opinião correta, precisa.

Gostei muito. SHOW

Permalink

ROBSON ALCANTARA DA SILVA

Posted on Jan. 8, 2020, 10:58 p.m.

Muito boa a matéria. Parabéns. Necessitamos muito de conteúdos bem elaborados, formadores de opinião correta, precisa.

Gostei muito. SHOW

Permalink

ROBSON ALCANTARA DA SILVA

Posted on Jan. 8, 2020, 11 p.m.

Que venha mais e mais matérias com esse alto nível de qualidade.
Parabéns

Permalink

Rosana

Posted on Jan. 8, 2020, 11:23 p.m.

Parabéns pela matéria! Carnaval é uma festa que transborda cultura e resistência, tão necessários nos tempos obscuros que estamos vivendo.

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.